consultores do Ministério da Saúde avaliam gestão de equipamentos do HBH


Integrantes da Comissão de Assessoramento Técnico à Qualificação Nacional da Hemorrede Pública (CAT-QNHP), os engenheiros clínicos Cícero Daniel Ferreira de Sousa e Luis Renato Franco Hagmann de Figueiredo pertencem, respectivamente, aos quadros da Unicamp e da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Na primeira etapa da visita técnica, eles se reuniram, na manhã de segunda-feira (28/03), com a presidente, Júnia Cioffi, diretores e assessores da Fundação. Em seguida, já no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), os engenheiros deram uma palestra sobre Gestão de Equipamentos e durante três dias – de 28 a 30/03 – percorreram as instalações locais.

Acompanhados pela equipe de Manutenção e Equipamentos (MEQ), subordinada à Gerência de Suporte Administrativo Operacional, pela Gerência de Laboratório e por membros do Comitê de Avaliação Tecnológica da Fundação (CAT), os engenheiros fizeram uma vistoria minuciosa nos equipamentos prediais, elétricos e de laboratório, na qual foram evidenciados os pontos a serem trabalhados para melhor desempenho dos serviços. Segundo Cícero Daniel, o procedimento se estende a todos os hemocentros públicos do país – o HBH foi o primeiro a ser visitado este ano.

Segundo os consultores, embora sejam necessárias pequenas mudanças no controle de equipamentos, comodatos e definição de alguns fluxos de trabalho, “o que destacamos é a alta capacidade e conhecimento técnico do grupo de gestão de equipamentos e também o envolvimento e comprometimento da equipe técnica dos laboratórios - realmente um diferencial muito grande. Daqui, levamos a experiência da Hemominas que vamos compartilhar com outros hemocentros a serem visitados”.  

Ao final, os engenheiros fizeram um relatório de diagnóstico de situação, segundo os parâmetros da CAT-QNHP, instituída no âmbito do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados (Sinasan), cuja finalidade é assessorar tecnicamente a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH/DAHU/SAS/MS). A proposta é subsidiar o planejamento e ações necessárias para melhoria do processo, que não tem caráter de auditoria ou inspeção e, sim, para identificar dificuldades e problemas vivenciados na área, bem como as possíveis soluções, visando sempre ao aperfeiçoamento dos serviços de hematologia e hemoterapia.  

Avaliação positiva
Para o diretor Técnico-Científico da Fundação, Fernando Basques, a visita técnica foi positiva: “A possibilidade de troca de informações, com a avaliação de nossa capacitação e controle de equipamentos faz com que possamos imprimir melhorias contínuas no nosso sistema de gestão da qualidade”, observou.

Também o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Marcelus Fernandes Lima, considerou boa a percepção dos consultores: “Primeiramente, pela capacidade deles e do programa que representam: a qualificação da hemorrede já traz para a gestão uma expectativa positiva no sentido da oportunidade de melhoria dos processos na área de gestão de equipamentos. Pela avaliação preliminar dos consultores, verifica-se um alto grau de desempenho da equipe de manutenção, assim como das áreas técnicas visitadas, aos quais, orgulhosamente, cumprimento. Contudo, houve observações de alguns processos sobre os quais devemos nos debruçar para obter melhor desenvolvimento e assertividade dos mesmos”.

MEQ
O serviço de Manutenção de Equipamentos (MEQ) faz a gestão de todos os equipamentos do ciclo do sangue das unidades da Fundação Hemominas, cuidando para que estejam disponíveis para utilização pela área técnica e com todas as manutenções, calibrações e qualificações em dia, exigência da legislação. Como ferramenta de gestão, utiliza-se um software adquirido pelo Hemominas, Dinamus, especificamente para a gestão de um parque tecnológico de aproximadamente 6.500 equipamentos de vários tipos e modelos. O serviço conta com uma equipe de seis engenheiros, sendo quatro clínicos, um de produção e um engenheiro mecânico, 10 assistentes administrativos, três estagiários de engenharia e um gestor.

 

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar