Conselho Curador da Fundação Hemominas se reúne para avaliação dos processos e propostas de melhorias da instituição - Foto: Adair Gomez

O Conselho Curador da Fundação Hemominas se reuniu, ordinariamente, no dia 18 de março, para aprovação das contas e ações realizadas em 2015. Este órgão máximo de deliberação da instituição tem como presidente o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, e como secretária executiva a presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi. Os membros designados são os representantes da Fapemig, Elza Fernandes de Araújo; da Secretaria de Estado de Fazenda, Sueli Fátima Silveira Costa; da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, André de Abreu Rei; e membros convidados que são representantes do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara; da UFMG, Benigna Maria de Oliveira; do Conselho Regional de Medicina, Roberto Paolinelli de Castro; com notória experiência em Administração, Fernando Antônio França Sette Pinheiro; com notória experiência em Saúde, Marcos Borato Viana; e dos pacientes, Maria Zenó Soares da Silva.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, abriu o encontro apresentando as diretorias da Fundação e ressaltando a importância do Conselho Curador para avaliação dos processos e propostas de melhorias da instituição.

O secretário de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, pontuou as expectativas para 2016 e afirmou que o Estado de Minas Gerais atravessa um período de dificuldades e que adaptações são necessárias para que o cidadão continue a ser atendido da melhor forma possível. Ele lembrou a Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado e afirmou que a direção da Fundação Hemominas tem atuado com bastante afinco e capacidade para enfrentar o período de dificuldades. “Temos que continuar trabalhando para garantir a qualidade dos serviços de saúde, pois saúde é responsabilidade de todos”, disse. “A expectativa é que tenhamos condições para fazer o Estado continuar caminhando”, completou.

As diretorias da Fundação Hemominas falaram sobre a estrutura orgânica, gestão estratégica, financeira e funcional da entidade para os membros do Conselho. Em seguida, Dra Júnia Cioffi apresentou ao Conselho a nova norma da Gratificação de Incentivo à Eficientização de Serviços (GIEFS), que após recomendação do Tribunal de Contas da União substituiu o pagamento residual a cada seis meses pela redistribuição mensal.  Também foi discutida alteração no regimento do Conselho Curador, que inclui a eleição de dois servidores da rede Hemominas – um da capital e outro do interior, com alternação a cada dois anos - que deverão integrar o Conselho Curador.

Após as ponderações os membros do Conselho saudaram a Hemominas pelo desempenho da instituição que tem se mantido em plena atividade e garantindo serviços de qualidade para o cidadão, mesmo enfrentando adversidades. O professor Marcos Borato Viana, membro convidado com notória experiência em Saúde, cumprimentou a Fundação Hemominas, salientando a importância de fazer chegar a todos os servidores os cumprimentos do Conselho, uma vez que, mesmo em grandes dificuldades, os serviços se mantiveram em 2015 e isso demonstra o envolvimento de cada um.

Dra Júnia Cioffi agradeceu as considerações do Conselho Curador e afirmou que a avaliação positiva do trabalho que está sendo feito na Fundação Hemominas por parte do órgão promove motivação e estímulo  para os servidores da Fundação.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar