A Fundação Hemominas participa, no período de 20 a 25 de junho, em Toronto (Canadá), do Congresso ISTH 2015. O evento vai reunir autoridades mundiais em trombose, hemostasia e biologia vascular e apresentar os mais recentes avanços e permitir a troca de experiências científicas, além de discutir novas aplicações clínicas para melhorar o atendimento dos pacientes. O congresso inclui ainda intensa programação de sessões educacionais, pôsteres e comunicações orais, apresentações de “estado da arte”, exibições da indústria médica e oportunidades de interações profissionais.

A Hemominas participa do evento com apresentação de quatro pôsteres sobre trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Pesquisa da Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico. São eles:

.O padrão de citocinas polarizado por IL-10 em células da imunidade inata e adaptativa contribui para o desenvolvimento de inibidores de FVIII (The IL-10 polarized cytokine pattern in innate and adaptive immunity cells contribute to the development of FVIII inhibitors). Daniel Chaves, Amanda C. O. Silveira, Márcio A. P. Santana, Olindo A. Martins-Filho.

. Redução geral de micropartículas circulantes está relacionada à presença de inibidores de FVIII em pacientes com hemofilia A (General decrease of circulating microparticles is related to the presence of FVIII inhibitors in hemophilia A patients). Daniel Chaves, Amanda C. O. Silveira, Marcela L. Moreira, Samantha R. Béla, Hayama C. B. Araújo, Andrea Teixeira-Carvalho, Fernanda F. Campos-Nunes, Olindo A. Martins-Filho.

. Anticorpos com alta avidez é uma característica de pacientes com hemofilia A grave que desenvolvem inibidores (Antibodies of high avidity is the hallmark of severe hemophilia A patients with FVIII inhibitors). Daniel Chaves, Amanda C. O. Silveira, Hayama C. B. Araújo, Mariana Ruckert, Olindo A. Martins-Filho.

. Qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com hemofilia A e B no Brasil (Health-Related Quality of Life in patients with hemophilia A and B in Brazil). Tassila Salomon, Daniel Chaves, Stela Brener, Sérgio V. Peixoto, Grupo de Qualidade de Vida em Hematologia e Hemoterapia.

O chefe do Serviço de Pesquisa da Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico da Hemominas, Daniel Chaves, que representa a Fundação no evento, informa que os quatro trabalhos (pôsteres) que serão apresentados no ISTH 2015 foram desenvolvidos na Fundação Hemominas em parceria com a UFMG e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo ele, a pesquisa “Qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com hemofilia A e B no Brasil” pode ter impacto direto no atendimento aos pacientes com hemofilia. Ele destaca também que os outros três trabalhos são pioneiros no mundo e aumentam o conhecimento acerca da imunologia do desenvolvimento de inibidores em hemofilia A.

A participação da Fundação Hemominas no congresso conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia destinada aao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país.o fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no Brasil. Todas as pesquisas apresentadas foram financiadas pela Fapemig, que disponibilizou recursos para compra de insumos e pagamento de bolsas.

Mais informações sobre o congresso ISTH 2015 http://www.isth.org/page/2015Microsite/?.

Gestor responsável: ACS

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar