Representantes do Ministério da Saúde e da hemorrede nacional em encontro em Brasília

Os diretores da hemorrede nacional reuniram-se em Brasília para discussão do Planejamento Estratégico da Coordenação do Sangue 2016/2019.

A abertura do evento, no dia 31 de março, contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, que ressaltou o trabalho desenvolvido pela hemorrede nacional, além de refletir sobre o avanço que a hemoterapia vem alcançando no país, tornando-se referência para vários países das Américas e também de outros continentes. Júnia Cioffi, presidente da Fundação Hemominas, representou a hemorrede nacional na abertura do encontro.

No evento, que se estendeu até 1º de abril, foi lançado o sistema Hemovida web - módulo de agência transfusional. O piloto está sendo realizado no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, em parceria com a Fundação Hemominas, comprovando a possibilidade de interfaceamento desse sistema com o sistema do ciclo do doador, recentemente implantado pela Hemominas e que já tem em seu escopo o uso da codificação ISBT.

A Fundação Hemominas ainda se destacou no encontro com a apresentação realizada por Kelly Nogueira, diretora de Atuação Estratégica da instituição, sobre o levantamento de custos na produção de hemocomponentes. Além da Hemominas, outros dois hemocentros - Hemocentro do Ceará e de Ribeirão Preto - apresentaram seus métodos de levantamento de custos.  João Paulo Baccara, titular da Coordenação Nacional do Sangue do Ministério da Saúde, pretende utilizar os resultados apresentados no encontro para iniciar uma avaliação dos valores da tabela do SUS para a hemoterapia. 

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar