Presidente da Hemominas, Júnia  Cioffi,  salienta a importância do trabalho coletivo para o alcance da certificação - Foto: Adair Gomez

O Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) recebeu a certificação internacional de Gestão em Hemoterapia da American Association of Blood Banks (AABB) e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

A solenidade, realizada nesta terça-feira (24/03), na sede do HBH, contou com a presença da presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, e diretores; do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; e do coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados (Ministério da Saúde), João Paulo Baccara.

Abrindo o evento, a presidente da Hemominas agradeceu a todos os servidores que participaram dos processos da Qualidade e destacou a importância do trabalho coletivo. “ É muito gratificante para todos nós receber a certificação, que é fruto do trabalho em equipe de toda a rede Hemominas”. Júnia Cioffi agradeceu também aos doadores e pacientes que entenderam as mudanças de procedimentos necessários para que a Hemominas conseguisse o certificado de Qualidade.

O coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados, João Paulo Baccara, enfatizou a importância da Fundação Hemominas na hemorrede nacional. “A Hemominas já era vista pela qualidade dos serviços no país, por isso foi uma das instituições indicadas pela Coordenação Geral do Sangue para a obtenção da Acreditação da AABB e ABHH”, disse.

Para o secretário de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, a certificação é uma vitória para a população, que tem garantia da qualidade dos serviços prestados.
Para o secretário de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, a certificação é uma vitória para a população, que tem garantia da qualidade dos serviços prestados - Foto: Adair Gomez.

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, a “certificação é fruto de muito trabalho, dedicação e continuidade de construção e objetivos”. O secretário ressaltou ainda que a vitória é da população que tem acesso aos serviços de Qualidade.

O Hemocentro de Belo Horizonte passou por auditoria para avaliação de processos internos, realizada nos dias 3 e 4 de novembro de 2014 por equipes da AABB e da ABHH, e obteve a aprovação para a certificação internacional de Gestão em Hemoterapia. Todo o processo de adequação aos requisitos da AABB/ABHH começou há dois anos, com a reformulação dos processos, treinamentos e toda a parte de consultoria.

De acordo com o coordenador do Hemocentro de Belo Horizonte, Marcelo Froes, “a certificação representa a concretização do trabalho em equipe e a consolidação, nacional e internacional, da Fundação Hemominas na área de hemoterapia”, concluiu.O Hemocentro de Belo Horizonte passou por auditoria para avaliação de processos internos, realizada nos dias 3 e 4 de novembro de 2014 por equipes da AABB e da ABHH, e obteve a aprovação para a certificação internacional de Gestão em Hemoterapia. Todo o processo de adequação aos requisitos da AABB/ABHH começou há dois anos, com a reformulação dos processos, treinamentos e toda a parte de consultoria.Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, a “certificação é fruto de muito trabalho, dedicação e continuidade de construção e objetivos”. O secretário ressaltou ainda que a vitória é da população que tem acesso aos serviços de Qualidade.

Certificação Internacional

Certificado.
Certificado. Foto: Adair Gomez.

A AABB - American Association of Blood Banks - é uma associação internacional integrada por profissionais e instituições relacionadas a atividades transfusionais e terapia celular, incluindo também transplante. Desde 1957, mantém rigorosos padrões para desempenho de atividades médica, técnica e administrativa, pesquisa, educação, legislações e outras atividades no âmbito da Hemoterapia. Tem por objetivo informar a importância sobre a doação de sangue.

O Programa de Acreditação Internacional da AABB avalia a qualidade e segurança das atividades de coleta, processamento, armazenamento, distribuição, testes laboratoriais, infusão de sangue e hemocomponentes, atividades relacionadas a células progenitoras hematopoiéticas, sangue de cordão umbilical e placentário, proficiência em Imunohematologia, por meio de rigorosos padrões estabelecidos. A base de avaliação inclui a conformidade com os Padrões, Códigos e Regulamentos Federais e normas legais.


Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar