Pesquisadores da Hemominas, Marina Lobato Martins, Maria Clara Fernandes da Silva Malta e Daniel Gonçalves Chaves

Quatro trabalhos desenvolvidos na Hemominas foram selecionados para apresentação oral no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular 2019 - HEMO 19. Trata-se de reconhecimento nacional das pesquisas desenvolvidas na instituição, ligadas ao tratamento de portadores de coagulopatias como a hemofilia (doença hemorrágica hereditária decorrente da deficiência do fator VIII (FVIII) da coagulação, devido a mutações no gene que o codifica) e a Doença de von Willebrand (distúrbio hemorrágico resultante do defeito quantitativo ou qualitativo do fator de von Willebrand (fvW) da coagulação, coagulopatia hereditária mais prevalente, acometendo cerca de 0,8 a 2% da população).

Consolidado como o maior evento da América Latina e terceiro maior do mundo na área, o HEMO 2019 agrega médicos, residentes e estudantes das duas especialidades, além de biólogos, biomédicos, enfermeiros e farmacêuticos, apresentando as pesquisas mais recentes, os tratamentos mais promissores e as drogas mais eficazes para o combate às doenças hematológicas.

Estes os trabalhos selecionados, com autores da Hemominas em negrito.

- Análise do polimorfismo genético de IL-28B (rs12979860) e sua associação com o desfecho clínico da infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) em pacientes de hemofilia A e B na Fundação Hemominas em Belo Horizonte, MG. Eduarda Bolina-Santos, Ricardo Andrade Carmo, Maria Clara Fernandes da Silva Malta, Daniel Gonçalves Chaves, Edel Figueiredo Barbosa-Stancioli, Marina Lobato Martins.

- Avaliação da resposta ao acetato de desmopressina (DDAVP) de diferentes variantes genéticas associadas à doença de von Willebrand (DVW) tipo 2. Guilherme A. Maia, Samuel da Silva Freitas, Patrícia Cardoso, Luciana Correia Oliveira, Daniel Gonçalves Chaves, Suely Meireles Rezende

- Effect of Factor VIII infusions on immunological biomarkers in children with hemophilia A: Results from the HEMFIL Study (Efeito das infusões de Fator VIII nos biomarcadores em crianças com hemofilia A: Resultados do Estudo HEMFIL. Larissa Maira Moura Oliveira, Suely Meireles Rezende, Letícia Lemos Jardim, Márcio Antônio Portugal Santana, Mônica Hermida Cerqueira, Claudia Lorenzato, Vivian Franco, Luciana Werneck Zuccherato, Daniel Gonçalves Chaves.

- Indução de imunotolerância em pacientes com hemofilia A e inibidor: resultados do estudo brasileiro de imunotolerância (BrazIT). Maíse Dias, Ricardo Camelo, Laura Magalhães, Letícia Lemos Jardim, Luciana Werneck Zuccherato, Daniel Gonçalves Chaves, Suely Meireles Rezende.

 

 
Pesquisador André Belisário - pesquisa selecionada no HEMO 2019 - Foto: Adair Gomez
Pesquisador André Belisário - pesquisa selecionada no HEMO 2019 - Foto: Adair Gomez
Melhor trabalho em Hematologia Pediátrica

 

Outra pesquisa envolvendo a participação da Hemominas – Prevalence and risk factors for albuminuria in 542 children with sickle cell anemia (Prevalência e fatores de risco de albuminúria em 542 crianças com anemia falciforme). Belisário AR, Almeida JA, Vieira ELM, Gomes F, Miranda A, Planes W, Maria D, Rezende PDV, Viana MB, Silva ACSE, foi selecionada como Melhor Trabalho em Hematologia Pediátrica no HEMO 2019.

Segundo esclarece o pesquisador da Fundação Hemominas e autor do trabalho, André Belisário, a anemia falciforme é a doença hereditária mais comum no Brasil, considerada um problema de saúde pública. A nefropatia falciforme é uma complicação comum e com graves consequências nos pacientes e sua fisiopatologia ainda não é completamente entendida, tampouco sua história natural, as formas de prevenção e tratamento.

Ele destaca que o mérito deste projeto se traduz no ganho de informação científica para a comunidade médica, pois a anemia falciforme ainda possui muitas indagações a respeito de suas consequências clínicas e sociais.

E mais: “A definição de fatores de risco e forma de tratamento da nefropatia falciforme, objetivos da referida pesquisa, pode ter um impacto clínico significativo na abordagem da doença, incluindo a adoção de medidas preventivas e, consequentemente, reduzir a incidência, a morbidade e mortalidade e, assim, melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida das crianças com anemia falciforme.

Além disso, os resultados obtidos quanto à definição da fisiopatologia da nefropatia falciforme podem fornecer contribuições importantes, tais como identificação de novos alvos farmacológicos para evitar a ocorrência da nefropatia. Para Belisário, a identificação de fatores de risco pode auxiliar no prognóstico da nefropatia falciforme e, assim, orientar o médico no tratamento adequado para evitar as possíveis complicações. Também os resultados obtidos podem fornecer estratégias terapêuticas, como o uso de hidroxiureia e enalapril, e beneficiar os pacientes quanto a prevenir, minimizar a proteinúria e evitar a evolução para doença renal crônica.

Todos os dados das pesquisas podem ser acessados no endereço http://hemo.org.br/trabalhos-cientificos.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar