A Fundação Hemominas inaugurou nesta terça-feira, 24 de agosto, o sétimo Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do estado. Dessa vez, a beneficiada foi a população de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais, que não vai mais precisar se deslocar até São João del-Rei ou Belo Horizonte para doar sangue, o que traz mais comodidade para o doador.

Durante a solenidade de inauguração, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, cumprimentou cada uma das autoridades que compuseram a mesa e falou da importância de cada uma na concretização do PACE em Conselheiro Lafaiete. A presidente também ressaltou a importância da equipe que participou da efetivação da obra. “Esse PACE é o resultado da visão e persistência de cada um e vai facilitar as transfusões de sangue no estado. O trabalho que nós fazemos envolve solidariedade e estamos muito felizes por trazer mais essa opção para a população”.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, discorreu sobre a importância do gesto de doar sangue - Foto: Luciene Queiroz

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que esteve presente na solenidade, falou da experiência como médico no serviço público há 10 anos e fez um apelo. “A gente que é medico está acostumado com doença, a atender pacientes na Urgência e tentar amenizar o sofrimento. Através da Hemominas, fornecemos ao paciente o sangue, que é o fruto do ato de amor que cada um faz quando entra numa unidade pra fazer a doação. A Hemominas tem isso na sua essência. Ela convida cada um de nós que está bem de saúde a dar um pouco de si pra quem está doente. Quem vem doar sangue vem porque quer. Ninguém é obrigado a doar. A doação de sangue é a oportunidade para cada cidadão fazer o bem para outra pessoa, por isso peço a vocês que convidem cada um que está em casa para fazer a doação de sangue. Para aqueles que a vontade de doar ficou guardada por causa da pandemia, a hora é agora! A maioria das pessoas já tomou a primeira dose da vacina e o vírus está circulando menos. Quem já é doador, volte a doar! E vamos convencer quem ainda não teve essa iniciativa a passar a ser doador. O sangue que é doado vai chegar a uma pessoa que precisa dele pra sobreviver”.

Por sua vez, o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra, que está se recuperando da Covid 19, fez importantes colocações sobre a inauguração do PACE e falou sobre a escolha do nome para a unidade. “Esse momento é uma conquista que muito beneficiará o setor de saúde pela facilidade de acesso à doação de sangue. A viabilidade do PACE é um esforço conjunto das pessoas aqui presentes e representa uma grande vitória para a comunidade. Desde 2017, estamos no processo de implantação – o projeto passou pela aprovação da VISA e da Hemominas e depois de concluída a obra, foi feito a instalação dos equipamentos e o treinamento dos profissionais. Eu e o deputado Glaycon Franco reconhecemos na pessoa do doutor Nilson Albuquerque o nome ideal para representar o que esperamos do PACE. Uma obra simples, como ele, mas de uma grandiosidade imensa.”

Exemplo

Também Hélio Campos, prefeito de Ouro Branco, município parceiro da empreitada, lembrou sua experiência na Fundação: “A Hemominas é um exemplo de gestão pública para o estado de Minas Gerais, em termos de qualidade, de valorização do profissional, de inovação na forma de gestão. Nela, foi onde aprendi que não é porque é público que precisa ser pior do que é privado. É uma honra participar de mais uma inauguração de PACE.  Quem sabe no futuro possamos ter uma unidade da Hemominas com a estrutura completa no nosso sonhado Hospital Regional”.

Finalizando, Nilson Albuquerque Júnior, filho do homenageado que empresta o nome ao Pace, destacou a honra em ter o pai reconhecido: “Meu pai formou-se em medicina na UFMG em 1952 e logo veio trabalhar em Lafaiete. Fundou a Sociedade de Geriatria de Minas Gerais, onde é sócio benemérito. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Lafaiete. Além disso, participava ativamente das ações humanitárias na cidade. Ele não media esforços para bem atender a população. Por isso, eu e minha família estamos muito agradecidos pela homenagem que está sendo feita a ele e desejo que esse Posto Avançado salve muitas vidas”.

Posto Avançado de Coleta Externa - PACE

A sala de coleta do PACE tem capacidade para atender até quatro doadores de sangue simultaneamente - Foto: Eric Menezes (Ascom Lafaiete)

Instituído através de uma parceria entre a Fundação Hemominas e o município de Conselheiro Lafaiete, o PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas.

Localizado na rua Higino Sebastião da Cunha, 135 - bairro Parque Bandeirantes, o Posto Avançado de Coleta Externa “Dr. Nilson Albuquerque” irá atender candidatos a doação voluntária de sangue uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 8h às 12h.  A previsão é que as coletas tenham início no dia 1º/09.

O novo PACE está vinculado ao Hemonúcleo de São João del-Rei, que será responsável pelas supervisões e pelo fracionamento das bolsas de sangue. Ele conta, ainda, com o apoio da Prefeitura de Ouro Branco, que está cedendo funcionários para o PACE.

A Fundação Hemominas é pioneira no Brasil neste tipo de modalidade de realização de coleta de sangue. Inspirado no modelo francês, o PACE é um tipo de construção prevista na legislação brasileira e pode ser implementado em municípios com mais de 50 mil habitantes, localizados a no máximo 150 km da unidade da Hemominas de referência.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar