A abordagem multidisciplinar de pacientes atendidos no ambulatório do Hemocentro foi o assunto da primeira reunião da parceria com o Instituto Raul Soares.

Na última terça-feira (27/11), foi realizada a primeira reunião para a supervisão de casos clínicos, que marca o início da parceria da Fundação Hemominas com o Instituto Raul Soares.

Profissionais da equipe multidisciplinar do ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte se encontraram com representantes do Instituto para discutir abordagem de casos clínicos. Para a psicóloga clínica do Ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte, Adriana Souza, o objetivo desse trabalho conjunto é prestar uma assistência mais humanizada, por meio da troca de informações e experiências dos diversos profissionais envolvidos no atendimento e acolhimento dos pacientes.

Adriana Martins, do Núcleo de Humanização da Fundação Hemominas; Alice Rosa, psicóloga do HBH; Juliana Meirelles, diretora clínica do Instituto Raul Soares; Marconi Guedes, psicólogo do Instituto Raul Soares; Adriana Sousa, psicológa do HBH; Ana Luiza Roscoe, chefe do Ambulatório do HBH e Priscila Rodrigues, coordenadora do HBH. Foto: Adair Gomez.
Adriana Souza, do Núcleo de Humanização da Fundação Hemominas; Alice Rosa, psicóloga do HBH; Juliana Meirelles, diretora clínica do Instituto Raul Soares; Marconi Guedes, psicólogo do Instituto Raul Soares; Adriana Sousa, psicológa do HBH; Ana Luiza Roscoe, chefe do Ambulatório do HBH e Priscila Rodrigues, coordenadora do HBH. Foto: Adair Gomez.

“A parceria com o Instituto Raul Soares se iniciou a partir de um desejo antigo, em que pudéssemos ter uma supervisão clínica dos casos atendidos no ambulatório, que são complexos por tratarmos doenças crônicas que podem interferir em várias áreas da vida”, explicou Adriana. Segundo a psicóloga, este é um modelo de trabalho bastante consolidado dentro da psicologia e também em algumas instituições de saúde, mas é aplicado principalmente na assistência à saúde mental pública.

A necessidade dessa parceria ganhou força quando as questões relativas aos pacientes com transtornos mentais graves e de difícil manejo clínico aumentaram. Diante dessas demandas, foi realizado contato com o Instituto Raul Soares que acolheu prontamente a proposta de trabalho conjunto.

Segundo a equipe do setor de Psicologia do Ambulatório do Hemocentro, a previsão é criar uma agenda no próximo ano para a discussão de novos casos e métodos de abordagem.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar