Os resultados obtidos através da pesquisa foram divulgados na terça-feira.

A pesquisa “Estudo da infecção pelo citomegalovírus humano (CMV) e poliomavírus BK (BKV) em pacientes com transplante renal: desenvolvimento de testes moleculares para detecção viral”, elaborada pela aluna de Biomedicina da FUMEC, Larissa Lentz, com o apoio da Fundação Hemominas e da Santa Casa BH, foi apresentada na terça-feira (19/06) no Hemocentro de Belo Horizonte.

Diante o surgimento do grande impacto que as infecções pelo CMV e BKV causam em pacientes com transplante renal a atual pesquisa buscou investigar a prevalência e a incidência dessas infecções nos pacientes acompanhados pelo Centro de Nefrologia da Santa Casa de Belo Horizonte.

De setembro de 2017 a junho de 2018, foram analisados 42 pacientes. Os resultados preliminares mostraram uma alta incidência de BKV e CMV nos pacientes com transplante renal. Segundo a estudante espera-se que ao final do estudo seja feita a proposta de um protocolo de monitoramento dos pacientes com transplante de rins para as infecções pelos dois vírus. O objetivo é que o estudo possa ajudar a evitar a piora da função renal nesses pacientes e diminuir o risco de perda do enxerto.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar