Adolescentes participam da quarta edição da gincana “Doador do Futuro”

Os jovens participam da quarta edição da gincana “Doador do Futuro”, programa da Fundação Hemominas que busca conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da doação de sangue.

A responsável pelas ações do Projeto Capacitações e Mutirões da Assprom, Erika Fernandes, ressalta a importância e alcance do programa ao mobilizar aqueles que ainda não são doadores de sangue: “A Assprom tem uma preocupação com a formação profissional do adolescente, mas vai muito além disso; nos preocupamos também em formar esse indivíduo nos aspectos social e pessoal, visando ao desenvolvimento integral deles e, dentro dessa proposta, a Associação tem vários projetos. Um deles é o "Projeto Capacitações e Mutirões" que tem o objetivo de disseminar entre os adolescentes temas de relevância social, incutindo-lhes essa responsabilização e levando-os a perceber que, enquanto cidadãos, são capazes de fazer diferença na vida das pessoas. A gincana do Doador do Futuro tem muito a ver com esse projeto; promovemos palestras e divulgamos de sala em sala o ato de doar sangue. Com a ação de hoje, consideramos que estamos formando estes jovens como cidadãos ”, afirma.

A iniciativa mobilizou jovens trabalhadores que atuam na Fundação Hemominas e em outras empresas de Belo Horizonte. O adolescente Alan Silva, de 17 anos, Jovem Aprendiz na Empresa de Transportes de Locomotivos, comentou seu desejo de ser doador de sangue e participar da causa: “A visita foi muito boa, pois eu sempre tive interesse em doar sangue, mas sempre tive muitas dúvidas, e a palestra me esclareceu todas elas. Eu já tentei doar sangue para uma amiga que precisou, o que, na época, não foi possível; hoje, porém, quando lhe contei que eu iria doar, ela se disse emocionada com minha atitude. Agora, vou conscientizar mais pessoas a serem doadoras e reforçar como o procedimento é tranquilo e necessário”.

Por sua vez, prestador de serviços na Coordenação do HBH, o adolescente trabalhador Pedro Henrique, de 17 anos, ressaltou a importância do envolvimento e interação dos jovens quanto à causa da conscientização para a doação de sangue. Confira no vídeo abaixo.

 

Alan Silva, de 17 anos, é Jovem Aprendiz e compareceu ao Hemocentro de Belo Horizonte para doar sangue pela primeira vez. Foto: Ana Ferrreira.
Alan Silva, de 17 anos, é Jovem Aprendiz e compareceu ao Hemocentro de Belo Horizonte para doar sangue pela primeira vez. Foto: Ana Ferrreira.
Gincana Doador do Futuro

Configurando uma das atividades do Programa Doador do Futuro, a equipe do setor de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte encerra, no próximo dia 21, a Gincana Doador do Futuro, evento que marca também, na unidade, o início das comemorações da Semana do Doador Voluntário de Sangue. Lançada em 30 de agosto e organizada junto às escolas, a gincana propõe um trabalho multidisciplinar que abrange alunos, professores, pais e amigos que se unem para executar tarefas relacionadas ao ensino e aprendizagem sobre a doação de sangue.

O fechamento da gincana prevê a entrega de um troféu simbólico à equipe que melhor cumprir as tarefas: captar o maior número de doadores e conseguir mais curtidas na página do facebook criada por cada uma delas sobre o tema doação de sangue. Outro troféu será entregue à equipe que fizer a melhor apresentação artística, também relacionada à doação.

Abaixo, os nomes das instituições e respectivas equipes:

EE Francisco Firmo de Matos – Contagem: Sangue Firme
EE Dr. José Roberto de Aguiar – Contagem: Zé Beto
EE Manoel de Matos Pinho – Contagem: Manoel na Veia
EE General Carneiro – Sabará: O Positivo
EE Professor João de Arruda Pinto – Sabará: Doadores de Vida
Instituto Educacional Santa Amélia – Santa Luzia: Puro Sangue
EE José Elias Issa – São José da Lapa: Coletores
EE Olegário Maciel – BH: Solidariedade
Instituto Neusa Dutra – Betim: Esquadrão Sanguíneo
Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) – BH: Doassprom
 

O programa Doador do Futuro investe na formação de futuros cidadãos conscientes da importância da doação de sangue e é uma atividade desenvolvida em todas as unidades da Fundação Hemominas. De 2004 a 2016, o Programa contabilizou 7.443 palestras, alcançando 316.005 alunos das escolas de Minas Gerais.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar