Presidente da Escola de Saúde Pública e assessor de imprensa da isntiuição visitam a Fundação Hemominas e são recebidos pela presidente Júnia Cioffi

Fortalecer a parceria entre a Fundação Hemominas e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) visando ao alinhamento de agenda positiva para o campo da saúde pública no estado. Esta, a pauta discutida nessa quarta-feira, 30 de novembro, durante visita de cortesia da diretora-geral da ESP-MG, Maria Aparecida Mendes de Almeida Veloso, e seu assessor de Comunicação Social, Harrison Miranda, à presidente da Fundação, Júnia Cioffi.

Constituintes do sistema estadual de saúde, junto à Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e à Fundação Ezequiel Dias, com vinculação direta à Secretaria de Estado da Saúde, ESP-MG e Hemominas desenvolvem há anos alguns projetos importantes. Já em 2013, em parceria com o Ministério da Saúde, a primeira turma do curso técnico em hemoterapia concluía sua jornada acadêmica, trazendo mais qualidade aos serviços técnicos especializados em todo o ciclo de produção de hemocomponentes para transfusão, cumprindo, à época, com investimentos do Programa de Formação Profissional em Saúde (Profaps), uma das prioridades elencadas na portaria nº 3.189/2009/MS. Nessa área, Aparecida Veloso e Júnia Cioffi concordaram que, agora, o desafio é buscar o reconhecimento da profissão de Técnico em Hemoterapia perante o Ministério da Educação e instâncias estaduais, tornando atrativa essa carreira e ampliando a qualificação e capacitação na área da saúde.

Aparecida Veloso ressaltou, também, a necessidade de consolidação da Educação Permanente, um dos programas de destaque na atuação da ESP-MG. “Nestas quinta e sexta-feira (1º e 2 de dezembro) teremos mais uma oficina de Educação Permanente na ESP-MG, congregando profissionais das Superintendências Regionais de Saúde, da Fhemig e da Hemominas. Essa oficina é resultado da Comissão Estadual, sob coordenação da Secretaria de Estado de Saúde e da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais”, disse ela.

Encerrando a visita, ambas as titulares ressaltaram a importância da visibilidade das ações institucionais no que se refere à divulgação e iniciativas em Comunicação Social para que os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, que abrangem muito mais do que somente a assistência hospitalar, possam ser conhecidos pelos próprios profissionais de saúde e pelos cidadãos, especialmente quanto à atenção primária, porta de entrada no SUS. Júnia Cioffi e Aparecida Veloso foram unânimes ao abordar a capacitação dos profissionais como fator fundamental para a qualidade das ações na saúde pública, bem como a necessidade de melhor divulgação dessas ações para que todos possam compreender esse processo voltado à prevenção, à vida saudável.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar