As Médicas hondurenhas Aida Rubenia Pavon Salazar e Ada Aurora Reyes Maldonado participam de capacitação no HBH - Foto: Adair Gomez

A Fundação Hemominas recebe, no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), no período de 7 a 11 de dezembro, duas profissionais de saúde de Honduras. As duas médicas participarão de uma visita técnica, dentro de um projeto de cooperação técnica com Honduras, do Governo Federal.

O objetivo da visita é apresentar as práticas de captação de doadores voluntários de sangue em um serviço de hemoterapia no Brasil. As médicas hondurenhas serão recebidas e acompanhadas pela Gerência de Captação de Doadores da Hemominas, com apoio  da equipe de captação de doadores do HBH.

O programa

O Programa de Cooperação Técnica Brasil-Honduras é uma iniciativa da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). Já foram aprovados projetos nas áreas de saúde (bancos de leite humano, sangue e hemoderivados, morbimortalidade materno-infantil e saúde mental), agricultura (frutas tropicais e agricultura familiar), recursos hídricos, educação alimentar e nutricional, desenvolvimento social (proteção social e concessão familiar) e gestão pública (gestão tributária e aduaneira).

Os mencionados projetos, que deverão resultar na formação de funcionários e gestores do Governo hondurenho, nas diversas esferas do conhecimento, são executados por instituições brasileiras de reconhecida competência. No Brasil, a Fundação Hemominas foi escolhida para contribuir na capacitação de profissionais médicos hondurenhos como responsáveis técnicos de serviços de hemoterapia.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar