O prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, e a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, reafirmam parceria entre as instituições - Foto: Regina Vasconcelos

A consolidação dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde pela Hemominas de Poços de Caldas somente é possível por meio da parceria com a Prefeitura Municipal. Desde antes da inauguração da unidade, ocorrida em 2009, servidores municipais especializados foram cedidos para trabalhar na hemoterapia estadual, contribuindo para a melhoria da oferta de hemocomponentes não só para os hospitais e clínicas municipais, como também da região.

Para o prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, a visão da saúde pública difundida nos meios de comunicação é preocupante. “A Hemominas faz parte da nossa rede de saúde pública, é uma instituição de excelência, faz parte do SUS e em jornais e revistas somente aparece a visão negativa do SUS”, comentou Lourenço no encontro com a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi. Na oportunidade, participando da discussão que reafirmou a parceria e o apoio da Prefeitura à Hemominas de Poços de Caldas, estavam também o vice-prefeito e doador de sangue, Nizar El-Khatib, e o secretário de Governo, Fernando Passo.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Mourão Cioffi, acompanhada da coordenação da unidade de Poços de Caldas, Cibele Spina e Maria Cecília Opípari, e dos diretores da instituição, Fenando Basques e Marcelus Lima, agradeceu a profícua parceria e destacou a consolidação do Sistema Único no modelo regionalizado do atendimento da hemoterapia. “A própria organização regionalizada da hemoterapia é exemplo da organização SUS, dos entes do Sistema Único de Saúde. A rede Hemominas, junto ao Ministério da Saúde, está sendo modelo para outros países da África e da América latina”, esclareceu Júnia Cioffi. Corroborando com esse tema, recentemente, a Hemominas de Poços de Caldas assumiu o Posto Avançado de Coletas Externas em Varginha, consolidando também a parceria naquele município com a prefeitura local.

Na reunião, que aconteceu na manhã do Dia Nacional do Doador de Sangue, a parceria entre Prefeitura e Hemominas ficou mais fortalecida. Foram discutidos, ainda, assuntos como a contribuição dos vários municípios da região na mobilização de doadores de sangue, a preocupação com o atendimento aos pacientes oncológicos e o procedimento de sangria em sistema ambulatorial e a importância das três instâncias (municipal, estadual e federal) na gestão do SUS para a assistência à saúde da população e a hemoterapia.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar