Maisa Aparecida Ribeiro, Marina Lobato e Maria Clara, pesquisadoras da Hemominas - Foto: Adair Gomez

Nos dias 23 e 24 de novembro aconteceu o Inova Minas, mostra de projetos científicos apoiados pela Fapemig.

O evento teve como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia dos cidadãos, mostrando às pessoas os projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.

Nesta primeira edição, 70 projetos foram apresentados aos visitantes em estandes montados no Palácio das Artes. Os projetos foram selecionados por meio do envio de pequenos vídeos, conhecidos como pitches (vídeos caseiros), nos quais o pesquisador tem, no máximo, 3 minutos para descrever sua pesquisa.  

A Fundação Hemominas participou do evento com cinco pesquisas. Os vídeos enviados para a seleção foram produzidos pelos próprios pesquisadores com o auxílio do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição (NIT). “A mostra reforça a importância das pesquisas realizadas em nossa instituição para o desenvolvimento de novas tecnologias e resolução de demandas da sociedade”, explica Maria Clara Fernandes, do NIT.

As pesquisas apresentadas pela Hemominas no Inova Minas Fapemig foram:

  • "Genotipagem RHD em amostras de sangue agrupadas", por Maria Clara Fernandes da Silva Malta;
  • "Teste Molecular para detecção do vírus HLTV 1/2", por Marina Lobato Martins; 
  • "Vírus HTLV em mães de recém-nascidos de Minas Gerais”, por Maísa A. Ribeiro; 
  • "Genotipagem RHD fetal", por Luciana Cayres Schmidt;
  • "Grupo sanguíneo O perigoso", por Mariana Martins Gondim; 

Os trabalhos estão disponíveis no hotsite do evento: http://inovaminas.fapemig.br/

Na ocasião, também foi conhecido o vencedor do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2015, que destaca instituições e pesquisadores por sua colaboração com o avanço no conhecimento científico. O prêmio ficou com o professor Leonardo Duarte Pimentel, por pesquisas na área de agroenergia desenvolvidas pelo Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa.

Outro destaque do evento foi o lançamento do novo portal do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), uma importante ferramenta para promover a inovação e o empreendedorismo no Estado.

Também foi anunciada a retomada do Fórum Mineiro de Inovação, que reúne representantes do poder público estadual, do setor empresarial e das instituições de ciência e tecnologia. O fórum objetiva ampliar o espaço de discussões sobre inovação em Minas Gerais, permitindo a elaboração de estratégias integradas entre os principais agentes do segmento.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar