Tatiana Abramo ministra palestra sobre aspectos jurídicos da hemoterapia

A Fundação Hemominas realiza, de 21 a 23 de agosto, o Primeiro Treinamento de Médicos de Assistências Hemoterápicas e de Agências Transfusionais do ano de 2017. O treinamento ocorre no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte e possibilita o primeiro contato dos médicos com todo o fluxo do ciclo do sangue.

No primeiro dia, foi aplicado um pré-teste para avaliar o conhecimento que cada médico possuía antes de passar pelo treinamento. Em seguida, foram abordados temas como a captação hospitalar, o ciclo do sangue, aspectos jurídicos, procedimentos transfusionais, obrigações administrativo-financeiras, imunohematologia, produção de hemocomponentes e biossegurança.

Dirceu Albino, biomédico da Central de Imuno-hematologia, salienta a importância da realização do treinamento. Segundo ele, “quando o médico tem a oportunidade de conhecer o fluxo do ciclo do sangue e a Hemominas, cria-se um vínculo entre o profissional e os hemocentros. Durante a execução do trabalho nos hospitais, os médicos estarão prontos para esclarecer os pacientes e direcioná-los corretamente.”

Nos próximos dois dias, serão tratados temas como gerenciamento de resíduos, sorologia, transporte de hemocomponentes, prova cruzada, reações transfusionais. No última dia do curso, haverá um pós-teste para avaliar todo o conhecimento adquirido por meio do treinamento.

Sobre os avanços conquistados na área de captação de doadores, Dirceu Albino demonstra bastante satisfação. “Evoluímos para um trabalho em que pode-se realizar campanha direcionada para tipos específicos de tipos sanguíneos. Se tivermos cuidado com a abordagem, mas ao mesmo tempo informar à população qual a nossa necessidade real de estoque, o risco de descarte de bolsas pode ser evitado consideravelmente”, conclui.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar