Governador Fernando Pimentel, e vice-prsidente da Hemominas, Geraldo Luiz Guedes, na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia

“Oferecer a visitantes e estudantes conhecimento acumulado em 31 anos de trabalhos em ciência e tecnologia”. Assim, o vice-presidente da Fundação Hemominas, Geraldo Guedes, define a participação da instituição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia/ FINIT.

O evento, que está sendo realizado no Expominas, em Belo Horizonte, de 9 a 13 de novembro, reúne grandes e consolidados eventos em um só local, atraindo públicos como startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia, inovação e ensino superior. Entre seus objetivos, estão o de incentivar a troca de informações, soluções e oportunidades e a geração de negócios, além de promover o intercâmbio e incremento do que há de mais avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo em diversas áreas.

Aprimoramento como tradição

Mais conhecida por sua atuação junto aos voluntários que doam sangue, a Fundação tem em seu histórico a tradição de buscar a melhoria e atualização contínuas, promovendo o aprimoramento tecnológico em sua área. Para isso, desenvolve pesquisas de forma permanente, produzindo conhecimento, buscando, em âmbito nacional e internacional, estabelecer parcerias com vistas à inovação. Dessa forma, firmou parceria com o Canadá para implantação do Cetebio – Centro de Tecidos Biológicos, que está em sua primeira fase; com a França, na hemoterapia; com os países de língua portuguesa e espanhola. Em cooperação, atua no desenvolvimento de projetos destinados à implantação de hemocentros e atendimento ambulatorial nos continentes africano e sul-americano.

Além da doação de sangue, a Hemominas atende em seus ambulatórios pessoas com patologias genéticas do sangue; por meio do Cetebio, processa, armazena e disponibiliza medula óssea para transplantes; produz conhecimento por meio de pesquisas em hemoterapia e tecidos; utiliza métodos de limpeza e procedimentos de redução do lixo, respeitando o meio ambiente, e muitas outras ações que impactam diretamente na saúde do cidadão. Tudo isso no Sistema Único de Saúde.

O atendimento ambulatorial para pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias também se beneficia dessa busca de melhoria contínua, sendo foco dos resultados das pesquisas realizadas na instituição. Em cooperação com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), com a Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas), com a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Hemominas participa do Cehmob, projeto de extensão da UFMG, reconhecido nacional e internacionalmente como referência de atenção integral à pessoa com doença falciforme, promovendo informação, educação e apoio assistencial aos pacientes e familiares em Minas Gerais.

Campus Party

Uma das grandes atrações da FINIT, a Campus Party é considerada a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, a Campus reúne jovens interessados em temas de inovação, criatividade, ciência, games, tecnologia, empreendedorismo e entretenimento digital ao redor do mundo. Sua proposta é incentivar as pessoas a usarem seus talentos e conhecimentos para criar um mundo melhor através da tecnologia. Para Frederick Rocha, analista de Tecnologia da Comunicação da Fundação Hemominas que participa do Campus Party, a importância da Hemominas na FINIT e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está também na interação com o público jovem, linkado às inovações tecnológicas. “A Hemominas mantém há mais de 25 anos o programa ‘Doador do Futuro’, que prepara crianças, adolescentes e jovens para se tornarem, quando a idade permitir, doadores voluntários de sangue. Incluir o desafio da solidariedade e do voluntariado nas reflexões desses estudantes e interessados em tecnologia é um enorme desafio”, ressalta Rocha.


Estudantes “campuseiros” visitam o estande da Hemominas instalado na Feira - Fotos: Adair Gomez

 Veja os horários de atendimento personalizado e assuntos no estande Hemominas

09, 10 e 11/11/16, de 8 as 13 horas, “Processos limpeza/Economia Energia/Meio Ambiente”;

10/11/16, de 9 as 13 horas, “Atendimento ambulatorial/vídeos Educativos/inovação”;

10/11/16, de 9 as 16 horas, “Células e Tecidos biológicos/processos”;

11/11/16, de 9 as 12 horas, “Pesquisas em Desenvolvimento/Núcleo de Inovação Tecnológica (Inovhemos)/PITCH”;

11/11/16, de 9 as 18 horas, “Captação de doadores de sangue/Doador do Futuro”;

11/11/16, de 12 as 16 horas, “Células e Tecidos Biológicos/processos”;

De 10 a 13/11/16, de 9 as 12 horas, “Informações institucionais”
 

Endereço:
Expominas - Avenida Amazonas, 6200 - Gameleira

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar