Arte em fundo bege claro com grafismos abstratos na cor rosa com a imagem de um casaco. Ao lado há o título dentro de um retângulo nas cores vermelho e branco: "Sair de casa com este tempo, só se for por um bom motivo. Salvar vidas, por exemplo. Seja um doador de sangue."

O inverno desse ano chegou com toda a força! Minas Gerais tem registrado frio intenso, com as temperaturas mais baixas dos últimos anos. Por conta disso, os doadores de sangue têm deixado de comparecer às unidades da Fundação Hemominas.

Para não deixar que os estoques diminuam ainda mais, a Fundação Hemominas lembra à população mineira a importância da ida às unidades para realizar a doação de sangue. “O doador proporciona, muitas vezes, o único meio de salvar uma vida, na medida em que não há medicamento que substitua o sangue. Assim, a doação é um gesto essencial, principalmente aos pacientes que dependem das transfusões frequentes para terem qualidade de vida”, explica Viviane Guerra, assessora de Captação de Doadores.

“Além de ainda estarmos enfrentando uma pandemia, que tem restringido a circulação de pessoas nas cidades, as doenças características dessa época também contribuem para a queda no comparecimento de doadores, já que no frio as pessoas estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses”. Nesses casos, é necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas respiratórios ou gripais para candidatar-se à doação de sangue.

Outra situação que traz impedimento temporário ao doador de sangue é a infecção pela Covid-19. Quem teve a doença precisa aguardar 30 dias após a completa recuperação para realizar uma doação. Já quem teve contato com pessoas que apresentaram o diagnóstico de infecção pelo coronavírussão considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas.

“A Hemominas tem tomado todos os cuidados necessários para receber cada doador que comparecer em qualquer uma de suas unidades, sendo importante lembrar que as pessoas que se candidatam à doação de sangue precisam estar em boas condições de saúde, o que torna o ambiente ainda mais seguro para todos”, garante a assessora.

Viviane Guerra explica que a vacinação contra a Covid-19 também impacta no comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

·         Coronovac/Sinovac: 48 horas

·         Covishield/Serum/AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias

·         Pfizer/BioNTech: 7 dias

·         Janssen-Cilag: 7 dias

·         Sputnik V: 7 dias

·         Covaxin/Bharat Biotech: 48 horas

·         Moderna: 7 dias

No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48 horas após a vacinação.

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.

Agende sua doação online ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar