Visita de Gabriel Lucas emociona servidores da Unidade: Maria das Neves, Vanda Cristina e Rosângela de Castro, da equipe de Betim, ladeiam Gabriel Feijão - Foto: Kátia Tristão

Nessa terça-feira, 7 de abril, a unidade da Hemominas em Betim viveu um momento especial, ao receber uma visita que deu um toque diferente ao dia a dia da equipe: o adolescente Gabriel  Lucas Alves Neto Nascimento.

Em 20 de julho de 2019, Gabriel Lucas, conhecido como Gabriel Feijão, residente em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sofreu um acidente com a linha chilena e, em consequência, teve sua perna esquerda amputada. Na época, dada a gravidade da situação que requeria grande volume de transfusões, o município se mobilizou para a doação de sangue e mais de 300 pessoas atenderam ao chamado.

Em retribuição ao gesto, nessa terça-feira (7) Gabriel Feijão, em companhia dos pais, compareceu à Unidade de Coleta de Betim/Hemominas para agradecer a equipe e a cada um dos que foram ao local para exercer esse ato solidário que salva tantas vidas.

Para Maria das Neves da Cruz, do setor de Captação da Unidade, “são estas atitudes singelas que fazem a diferença e nos motivam a continuar trabalhando”.

No mesmo compasso, a gerente de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra, também se manifestou: “É isso que nos move a trabalhar na Hemominas: saber que, com o concurso de cada um, doadores e equipes, podemos fazer a diferença na vida das pessoas, sendo exemplo para os outros, incentivando a doação de sangue e fortalecendo essa nobre causa. A Hemominas agradece a toda a equipe de Betim pelo cuidado e afeto dispensados aos nossos doadores e pacientes”, comemorou.

Preservando vidas

Cuidados: lavagem da Alameda onde fica o HBH também contribui para combater a propagação do coronavirus – Foto: Isabela Muradas
Cuidados: lavagem da Alameda onde fica o HBH também contribui para combater a propagação do coronavirus – Foto: Isabela Muradas

A Hemominas convida os doadores que estiverem saudáveis a comparecer a qualquer uma de suas unidades no estado e contribuir para manter a oferta de sangue em níveis seguros, principalmente os tipos O negativo e O positivo. É importante lembrar que o agendamento deve ser feito via online (www.hemominas.mg.gov.br) ou pelo MGapp. Se possível, não levar acompanhantes, para evitar aglomeração, conforme recomendam a OMS e o Ministério da Saúde.

As unidades da Hemominas são ambientes seguros, e entre as medidas de higienização e prevenção implementadas, destacam-se a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doador

Um benefício adicional é a iniciativa da Prefeitura, que se empenha na limpeza da Alameda Ezequiel Dias e da calçada em frente ao Hemocentro de Belo Horizonte. A ação, que abrange toda a área hospitalar, já ocorreu três vezes.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar