Agentes de saúde  participam de capacitação em Santa Vitória

Orientar profissionais de saúde quanto a captação de doadores, alertando-os sobre a urgência em conseguir mais doadores, especialmente num momento em que os estoques de sangue do Grupo O acusam uma baixa preocupante. Este foi o objetivo da capacitação realizada pela Fundação Hemominas, nessa terça-feira, dia 10, para agentes de saúde do município de Santa Vitória, localizada na região do Alto Paranaíba.

A capacitação, a cargo do responsável do setor de captação de doadores do Hemonúcleo de Ituiutaba, Davi Barabanov, e da enfermeira Ana Carolina Oliveira, ocorreu na Escola Estadual José Paranaíba, enfocando estratégias e ações que visam estimular as pessoas a se mobilizarem em torno da causa da doação de sangue, “este ato solidário que salva vidas”, como destacou Barabanov.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, entre elas o secretário de Saúde do município, Geraldo Júnior, e as coordenadoras Renata Alves, da Atenção Primária em Saúde, e Lorrayne Oliveira, do Núcleo e Apoio à Saúde da Família (NASF). Enfatizando a importância desse ato de extrema nobreza, Geraldo Júnior fez a seguinte declaração: “A Secretaria de Saúde abraça essa causa e não mede esforços para que a captação de doadores tenha cada dia mais sucesso”.

Na oportunidade, a equipe da Hemominas e os representantes da Atenção Primária visitaram todas as salas da Escola Estadual José Paranaíba, turnos matutino e vespertino. A equipe esclareceu alunos e professores sobre o trabalho que a Fundação executa, destacando a importância da doação de sangue para a população em geral. Aproveitou, ainda, para tirar dúvidas sobre a doação, enfatizando que o ato não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza: a triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde.

E mais: as informações prestadas são sigilosas e de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes.

 

Equipe da Hemominas, agentes e Secretário de Saúde: mobilizando a cidade para a doação de sangue - Foto: Divulgação Hemominas
Equipe da Hemominas, agentes e Secretário de Saúde: mobilizando a cidade para a doação de sangue - Foto: Divulgação Hemominas
Coleta de sangue

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no próximo dia 5 de outubro a equipe da Fundação estará na Unidade Mista Jerônimo Teodoro, das 8h às 12h, em campanha para coleta de sangue. “O trabalho da Hemominas é de extrema importância e nobreza, pois nunca sabemos se nós mesmos em algum momento precisaremos de uma doação de sangue. Portanto, a solidariedade e empatia precisam estar presentes em nossas vidas. Na oportunidade, convido a todos para abraçarem essa causa e doarem sangue”, finalizou o secretário Geraldo Júnior.

Para doar sangue:

Para sua comodidade, a doação pode ser agendada online em nosso site, pelo MGapp ou pelo número 155 – opção 1. E, caso não possa comparecer, pedimos que cancele o agendamento a fim de liberar a vaga para outro candidato à doação.

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, clique aqui.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar