O Gabinete de Crise da Fundação Hemominas informa que se mantém em alerta para todos os eventos que impliquem aumento de demanda de sangue e hemocomponentes, bem como à redução no comparecimento de doadores.

Considerando o aumento de casos de dengue em Minas Gerais, a Fundação esclarece que monitora diariamente o estoque de hemocomponentes em suas unidades em todo o estado, atenta à adequação e manejo dos seus estoques para seguir atendendo, com eficiência e segurança, à demanda de suporte hemoterápico dos hospitais contratantes.

Durante o período de férias e feriados prolongados, historicamente, o estoque de sangue da Fundação Hemominas sofre uma redução de aproximadamente 30%. Aliada a essa sazonalidade, a ocorrência de casos de dengue pode agravar a situação, tendo em vista que as pessoas que contraem o vírus da dengue ficam impedidas de doar sangue por um período que varia de 30 dias (dengue clássica) a seis meses (dengue hemorrágica), após a cura.

Dessa forma, a Fundação Hemominas solicita às pessoas que não estão com dengue ou já passaram do prazo de impedimento após a doença para agendarem uma doação de sangue.

A Hemominas possui mais de 20 Unidades pelo estado e o endereço e horário de funcionamento podem ser conferidos em: http://www.hemominas.mg.gov.br/atendimento/horarios-de-atendimento .

Para informações e agendamentos de doação:

- www.hemominas.mg.gov.br

-Aplicativo MGApp

-Telefone 155, opção 1
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar