A unidade, inaugurada no último dia 4, funcionará toda quinta-feira para coleta de sangue, das 8 às 16 horas.

O Posto Avançado de Coleta Externa da Hemominas (PACE) é um dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecido à população no Pólo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Netto, inaugurado em 4 de setembro deste ano pela prefeitura de Leopoldina, com presença de autoridades civis e militares. Com a atuação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina e orientação técnica do Hemocentro de Juiz de Fora, o PACE poderá coletar semanalmente até 60 bolsas de sangue, segundo Natália França Bedim, biomédica da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela mobilização de doadores. “O PACE vai funcionar toda quinta-feira. Vamos trabalhar muito para trazer doadores dos municípios de Leopoldina, Cataguases, Recreio, Piacatuba e dos distritos de Providência, Ribeiro Junqueira, Abaíba e São Martim”, esclarece Natália. 

Após seis anos de negociações políticas e administrativas para viabilização do Pólo, a oferta de serviços multidisciplinares aos usuários do SUS é uma ação que congregou várias frentes de atuação, desde a cessão do espaço físico pela Mantenedora da Casa de Saúde até a viabilização de recursos pelo compromisso assumido e mantido pela Secretaria de Estado de Saúde. “Em 2010 iniciaram as negociações entre a Prefeitura de Leopoldina e a Hemominas, no nível central, para a implantação do PACE, o que fortalece um dos princípios do SUS, a descentralização, aproximando os serviços de hemoterapia dos cidadãos”, disse Geraldo Guedes, vice-presidente da Fundação Hemominas.

O Pólo de Saúde Agostinho Pestana Netto vai oferecer, além da coleta semanal de sangue, os programas Cores da Vida, de combate à tuberculose e hanseníase, atenção à mulher leopoldinense, banco de leite humano, entre outros. Para Lúcia Gama, secretária municipal de Saúde, será ofertado de maneira inédita apoio não só para as pessoas com Alzheimer, demência e câncer, como também para seus familiares e o primeiro homecare público, com três equipes de assistência domiciliar. “As pessoas da atenção básica terão no Pólo a garantia de seu acompanhamento com exames e alta complexidade devido ao fluxo implantado”, afirmou Lúcia Gama.

O PACE Leopoldina vai funcionar toda quinta-feira para coleta de sangue, de 8 as 16 horas. Os telefones de contato para mobilização de doadores são: (032) 3449-6448 e (032) 8426-7629.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar