A apresentadora Fernanda Keulla durante ação na Praça da Liberdade

Comemorado em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado em 2005 pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e homenagear aqueles que já são doadores.

A equipe de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) realizou ações em vários pontos da capital durante a manhã desse sábado, 13/06, com distribuição de abraços e balões em alusão ao gesto de doar sangue. A ação começou no HBH e seguiu até a Praça da Liberdade, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital. Depois, os colaboradores seguiram para a Praça da Estação e encerraram a ação no Mercado Central. Muitas pessoas foram esclarecidas e sensibilizadas quanto à importância da doação de sangue. O profissional de Relações Públicas, César Henrique Amaral Pardini, parabenizou a campanha da Fundação Hemominas e reforçou a importância da doação voluntária de sangue. “Doar sangue é muito mais que entregar um pouco do seu sangue. É compartilhar um pouco de você com o outro”, disse.

Doadora desde 1994, a professora Thais Alexandrina participou da ação na Praça da Liberdade e se sentiu prestigiada com a ação. Para ela, a data serve para informar outras pessoas sobre o processo da doação de sangue para que elas também queiram se tornar doadoras. "É importante conscientizar outras pessoas sobre a importância da doação de sangue não somente nos períodos em que a demanda cresce, mas em todas as épocas do ano”, afirmou. “O ato é muito simples para quem doa, mas de grande valia para quem recebe”, ressaltou.

A apresentadora Fernanda Keulla também participou da ação e, juntamente com a equipe do Hemocentro de Belo Horizonte, distribuiu balões na Praça da Liberdade e ajudou a conscientizar as pessoas abordadas. Fernanda se sensibilizou pela causa e se diz muito orgulhosa em apoiar iniciativas que incentivam a conscientização pela doação voluntária de sangue. “Já senti na pele o quanto a doação de sangue é importante, quando familiares precisaram, e me sinto muito orgulhosa em apoiar uma causa como a doação voluntária de sangue”, disse. “É muito prazeroso incentivar as pessoas a fazerem este ato de solidariedade que é tão simples e ao mesmo tempo tão valioso”, completou.

Ações no interior 

 

Hemocentro Regional de Montes Claros realiza ação educativa em parceria com estudantes de medicina da Unimontes.
Hemocentro Regional de Montes Claros realiza ação educativa em parceria com estudantes de medicina da Unimontes - Foto: Captação/Montes Claros

No Hemonúcleo de Divinópolis, a comemoração foi feita na sexta-feira, 12/06, com entrega de mensagens alusivas à data e apresentação do Coral do Centro de Artes e Ofícios da cidade. Em Juiz de Fora, o Hemonúcleo Regional da cidade promoveu a “Caminhada pela Vida” no domingo, 14/06, no Museu Mariano Procópio. Já em São João Delrey e Governador Valadares as homenagens aos doadores acontecem nesta segunda-feira, 15/06, com entrega de lembranças alusivas à data.Outros Hemocentros e Hemonúcleos da Fundação Hemominas também celebraram o Dia Mundial do Doador de Sangue em suas cidades. No sábado, 13/06, o Hemocentro Regional de Montes Claros, realizou uma ação educativa em parceria com estudantes de medicina da faculdade Unimontes. A ação levou esclarecimentos sobre a doação de sangue, na Praça da Catedral, com distribuição de panfletos, agendamento de doações e uma exposição de cartas anônimas de pacientes em agradecimento aos doadores por salvarem suas vidas. Já no domingo, 14/06, um estande no Parque Municipal Milton Prates foi montado em parceria com os estudantes de enfermagem da Faculdade Santo Agostinho durante programação da instituição realizada com passeio ciclístico, atividades físicas e sensibilização para doação de sangue.

“Caminhada pela Vida” marca comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, no Museu Mariano Procópio.
“Caminhada pela Vida” marca comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, no Museu Mariano Procópio - Foto: Thais Ribeiro.
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 de Junho em referência ao nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, que deu início a classificação da tipagem sanguínea pelo sistema ABO e descobriu o fator Rh

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar