A Fundação Hemominas informa que será realizada coleta de sangue no dia 13 de maio, no Posto Avançado de Coletas Externas de Bom Despacho - PACE, que será coordenada pelo Hemonúcleo de Divinópolis. Para isso, conta com as parcerias já consolidadas com a Associação de Doadores Voluntários e a Prefeitura para que a meta de 60 coletas seja atingida, em especial com voluntários doadores do tipo sanguíneo Rh negativo. Todos os voluntários são bem–vindos, passarão pelo processo de triagem clínica e hematológica e, estando aptos para a doação, poderão efetivá-la.

No momento, há uma queda de 40% no comparecimento dos candidatos que têm Rh Negativo em toda a rede no estado. Os grupos sanguíneos Rh negativos são mais raros na população e, portanto, também nas coletas de sangue, tanto nas unidades fixas da Hemominas, quanto nos PACEs. 

Não vale desistir: quem não pode doar, de imediato, pode voltar em outra oportunidade. A Hemominas conta com a solidariedade de todos.

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos. Se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Informe-se, sem custos, pelo telefone 155 (nos dias úteis o call center funciona de 7 a 21 horas. Sábados e Domingos, de 7 a 19 horas) ou no site www.hemominas.mg.gov.br.

Os demais critérios são válidos para todos: quem tem e está com boa saúde; quem pesa acima de 50 kg; quem dormiu bem na noite anterior à doação e se alimentou bem ao acordar, evitando alimentos gordurosos. Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Não pode doar: em jejum; quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva); quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação; quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação; quem já usou alguma vez drogas injetáveis; quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado; quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses; quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis (6) meses; quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis (6) meses; quem fez tatuagem nos últimos 12 meses; quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso); quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação; piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar