Ação vai acontecer amanhã, 16/12, em Betim, e visa a conscientizar a comunidade sobre a necessidade da doação de sangue

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a necessidade da doação de sangue em um momento crítico como o mês de dezembro, a Hemominas vai aderir ao Primeiro Dia Latino-Americano de Doação de Sangue – 16/12, promovido pelo Grupo Cooperativo Ibero-Americano de Medicina Transfusional (GCIAMT). As ações em Minas Gerais vão acontecer das 9h às 17h, no hall da prefeitura de Betim, sendo aberta ao público em geral.

A proposta apresentada pelo GCIAMT é de uma ação planejada junto a um parceiro da comunidade que, no caso da Hemominas, é Alessandro Victor, coordenador do Projeto Vida por Vidas. “O GCIAMT promoveu reuniões a fim de auxiliar os bancos de sangue latino-americanos na realização de coleta externa ou evento de divulgação no dia 16 de dezembro. Foram formadas duplas de trabalho para desenvolvimento da ação. Eu acompanhei as reuniões com o Alessandro e, como seu campo de atuação é em Betim, ele conseguiu organizar a ação de divulgação da doação de sangue junto à Prefeitura da cidade. Assim, a participação da Hemominas será desenvolvida pela unidade de Betim”, explica Viviane Guerra, assessora de Captação de Cadastro da Fundação Hemominas.

“Tenho o sentimento de missão cumprida. Se a cada doação conseguimos salvar até quatro vidas, então, já teremos garantidas 400 vidas beneficiadas com essa ação. Já atingimos a meta, mas queremos muito mais. A intenção é jamais desistir e continuar mostrando a importância das boas ações. É vida para quem recebe e dignificante para quem doa”, afirma Alessandro Victor.

Na ocasião, a equipe de captação da unidade de Betim vai distribuir material informativo e cadastrar as pessoas interessadas em agendar a doação de sangue. Como parte da ação, também haverá o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea. O evento contará, ainda, com a presença da miss Brasil, Lorena Ariane Soares; apresentações musicais e atendimento do grupo Agita Betim, que vai realizar medição de pressão arterial e glicemia, exercícios de alongamento e atividades recreativas. A mascote da Hemominas também vai marcar presença no dia, a fim de trazer uma veia  lúdica ao evento.

“A prefeitura vai transportar gratuitamente, do local da ação até a unidade da Hemominas em Betim, todos os interessados em efetivar a doação de sangue no dia 16”, completa Alessandro Victor.

Ações dessa natureza são muito importantes para dar visibilidade à doação de sangue, sobretudo neste período de festas de fim de ano em que, normalmente, ocorre um baixo comparecimento de doadores. “A Hemominas abraçou a proposta do GCIAMT e se uniu ao Projeto Vida por Vidas para esclarecer e motivar as pessoas a doarem sangue. Lembrá-las da importância e necessidade desse nobre gesto é promover a vida”, afirma Viviane Guerra.

Participe da ação, registre o momento e poste nas redes sociais com as hashtags: #LUDS #LUDS21  #JornadaGCIAMT21

Saiba mais: https://gciamt.org/latinoamerica-unida/

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social