Nos últimos meses, todas as unidades da Hemominas vêm enfrentando uma queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores, como as fortes chuvas e feriados prolongados.

Agora, com a pandemia do coronavírus – Covid-19 – o quadro se agravou. A Fundação Hemominas entende que seu avanço aumenta a ansiedade das pessoas e o temor em relação à contaminação, o que se reflete diretamente no comparecimento dos doadores e nos estoques. É claro que as pessoas têm de se prevenir e seguir as orientações divulgadas por instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as diversas instâncias do poder público: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações são algumas delas.

E, no entanto, é preciso doar!

Senão, os pacientes hematológicos atendidos pela Fundação em Minas Gerais, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sua sobrevivência. Sangue é um “remédio” insubstituível: não se fabrica, não se compra, não se vende.

É importante esclarecer que os espaços da Hemominas onde a doação de sangue ocorre são um ambiente de pessoas saudáveis: só doa sangue quem está em plenas condições de saúde. É um processo seguro, realizado por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e segurança. Ainda: a Fundação tem tomado todas as medidas necessárias para a gestão do estoque de sangue entre as unidades e também trabalha com o esclarecimento à população sobre o vírus e suas formas de prevenção.

E mais: os critérios para doação de sangue são normatizados pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir segurança para quem doa e o sangue de qualidade para o paciente.

A Hemominas tem um compromisso incondicional com a vida e precisa da cumplicidade, da mobilização da sociedade em favor da doação para que tal compromisso seja cumprido: todos os dias temos demanda de sangue para atender os pacientes nos ambulatórios e hospitais.

Mais do que nunca, é fundamental que as pessoas saudáveis compareçam a qualquer das unidades da Hemominas o quanto antes para doarem e, principalmente, se doarem: só assim pode-se manter os estoques de sangue em níveis seguros e fechar os elos dessa corrente de solidariedade chamada vida. Agende sua doação online ou pelo MGapp.

A sua atitude salva vidas. Doe Sangue.



Mais informações para imprensa:

Informamos que, a partir da próxima segunda-feira, 23 de março, a Assessoria de Comunicação Social da Fundação Hemominas estará trabalhando home office. Os contatos deverão ser feitos, preferencialmente, via email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou pelos telefones:

(37) 99872-7917 – Luciene Queiroz

(31) 99448-3555 – Camila Motta

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social