Doação de sangue por jovens de 16 e 17 Anos

Atendendo à Portaria do Ministério da Saúde 158/16 (Seção II, artigo 38), a Fundação Hemominas promove coleta de sangue de candidatos com 16 e 17 anos em todas as suas Unidades Regionais.

  • Assim como todos os doadores de sangue, os candidatos de 16 e 17 anos só serão aceitos para doação munidos de documento de identidade original e oficial com foto e passarão por todas as etapas da doação, a saber: conscientização, cadastro, triagem clínica, triagem laboratorial, coleta.
  • Diferentemente dos demais doadores, os candidatos de 16 e 17 anos só poderão doar mediante a apresentação de autorização de responsável legal. É necessária a apresentação de fotocópia do documento de identificação do responsável que autorizou a doação.

A ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL, NESSA AUTORIZAÇÃO, DEVERÁ SER IDÊNTICA À DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO APRESENTADO.

Abaixo segue o modelo de autorização que deve ser impresso e preenchido:

Serão aceitos para doação os candidatos de 16 e 17 anos munidos de documento de identidade original e oficial com foto, que atenderem a uma das seguintes situações:

  • Acompanhado pelo responsável legal (pai/mãe/guardião/tutor) munido de documento de identidade original e oficial com foto - e fotocópia do documento de identificação - que preencherá e assinará a Autorização no local de doação. No caso de guardião ou tutor, apresentar fotocópia autenticada do Termo de Guarda ou de Tutela e fotocópia do documento de identificação;
  • Desacompanhado, portando autorização preenchida e assinada pelo responsável legal (pai/mãe/guardião/tutor), portando fotocópia do documento desse, constante da Autorização. No caso de guardião ou tutor, apresentar fotocópia autenticada do termo de Guarda ou de Tutela;
  • Desacompanhado, se emancipado, portando fotocópia autenticada do documento que comprova a emancipação. A certidão de casamento do menor é comprovação da emancipação.

É imprescindível o preenchimento de todo o formulário de autorização, inclusive telefones de contato do responsável, para o caso de intercorrências com o doador.

Clique abaixo para ver o Termo de Consentimento Pós-Informado que será assinado pelo doador após a Triagem Clínica.

Para informações gerais sobre doação de sangue, acesse Doação e Atendimento Ambulatorial.

 

Doação de sangue por maiores de 60 anos

Atendendo à Portaria do Ministério da Saúde 158/16 (Seção II, artigo 38), a Fundação Hemominas estabelece:

  • A doação por candidatos maiores de 60 anos terá novas regras, a partir do dia 12/11/2013 em todas as suas Unidades Regionais.
  • A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 69 anos.
  • Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos em hemocentros não pertencentes à Fundação Hemominas, deverão comprovar a realização dessa doação, por meio de declaração ou documento emitido pelo Serviço Hemoterápico.
  • Será respeitado o intervalo de 6 meses entre doações para os maiores de 60 anos.
  • Assim como todos os doadores de sangue, os candidatos maiores de 60 anos só serão aceitos para doação munidos de documento de identidade original e oficial com foto e passarão por todas as etapas da doação, a saber: conscientização, cadastro, triagem clínica, triagem laboratorial, coleta.

Clique abaixo para ver o Termo de Consentimento Pós-Informado que deverá ser assinado pelo doador após a Triagem Clínica.

Para informações gerais sobre doação de sangue, acesse Doação e Atendimento Ambulatorial.

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica