Ambulatório HBH

Abrangendo uma faixa etária diversificada - mães de recém-nascidos, crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos – os pacientes chegam ao setor espontaneamente ou encaminhados por outros setores (fisioterapia, pedagogia, serviço social etc), para atendimento de demandas pessoais, emocionais, profissionais, além daquelas relacionadas à própria doença e que, de alguma forma, interferem no tratamento.

Além de acolher e encaminhar pacientes e/ou familiares, sempre que necessário, o serviço de psicologia presta atendimento clínico semanal aos pacientes cadastrados no Ambulatório e faz intervenções focais em situações de urgência. Outras ações e programas envolvem a participação em reuniões com a equipe de profissionais do Ambulatório, participação em atividades extras, visando a melhor condução de casos clínicos. O setor também supervisiona os casos clínicos atendidos pelos estagiários bolsistas, desenvolve estudos teóricos referentes às atividades do setor e elabora artigos e pesquisas. A se destacar, ainda, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que busca soluções para as dificuldades encontradas junto ao gestor, profissionais e usuários.

Também, convênio com a Universidade Católica - PUC Minas/Curso de Psicologia viabiliza, a cada semestre, estágios curriculares para grupos de 10 estudantes de Psicologia, que desenvolvem atividades de Humanização no Ambulatório da Fundação Hemominas.