O Serviço de Odontologia da Fundação Hemominas – que é prestado nas unidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora – atua na atenção básica, cirúrgica e emergencial para a promoção da saúde bucal dos pacientes com hemoglobinopatias e coagulopatias.

No Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), são atendidos em média 300 pacientes/mês e o agendamento é feito diretamente no consultório pelo telefone (31) 3248-4666, para pacientes já cadastrados. Ocorre, também, atendimento de pacientes hematológicos provenientes do Hospital das Clínicas para avaliação odontológica (pesquisa de foco dentário, cárie), antes de cirurgias eletivas.

Na atualidade, além do atendimento clínico restaurador e cirúrgico, existe um projeto bucal em parceria com a Faculdade Newton Paiva. Os alunos orientam sobre técnica de escovação, aplicam flúor e distribuem um kit aos pacientes que participam da escovação supervisionada.

Uma das inovações no atendimento cirúrgico de pacientes com coagulopatias é o uso da cola de fibrina, implantado já há alguns anos. O produto é usado para acelerar a coagulação sanguínea em cirurgias de hemofílicos e diminuir os riscos de hemorragias.

Cuidados com a saúde oral

O paciente da Fundação Hemominas é atendido por uma equipe multidisciplinar que inclui hematologista (médico especialista em sangue), ortopedista, equipe de enfermagem, dentista, assistente social, psicólogo, pedagogo, entre outros. A proposta é contemplar as várias necessidades do paciente, próprias das doenças. A importância de o paciente frequentar o dentista desde a erupção dos primeiros dentes, preocupando-se em manter uma boa saúde oral, é prevenir a perda dos dentes, afastando a necessidade de extrações que podem ser evitadas. A cavidade bucal é intensamente vascularizada e, por isso, há um grande risco de sangramento. No caso do paciente hemofílico, nas extrações é necessário receber fator de reposição e, mesmo assim, nem sempre ocorre uma hemostasia (controle do sangramento), exigindo seu retorno várias vezes para receber novas doses do fator.