imagem do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEDE/MG, Felipe Attiê, ressaltou a importância de investimento em políticas públicas de inovação – Fotos: Adair Gomez

Na manhã da última terça-feira,10, foi realizada no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte uma reunião com o grupo de representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Fundação Hemominas, Funed, Fhemig, UEMG, Feam, Epamig e Unimontes. O encontro teve como objetivo apresentar ao subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SUBINOVA - SEDE/MG), Felipe Attiê, o projeto de Gestão Integrada dos Núcleos de Inovação Tecnológica Estaduais.

A abertura da reunião foi feita pela presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, que cumprimentou os participantes, parabenizou o projeto que está sendo desenvolvido pelo grupo e ressaltou a importância da gestão conjunta dos núcleos de inovação.  “O trabalho em conjunto engrandece e fortalece cada um. É cada vez mais necessário ampliar e fazer crescer a pesquisa e inovação em nosso estado”, destacou.

Também o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEDE/MG, Felipe Attiê, ressaltou a importância de investimento em políticas públicas de inovação, além da qualificação de recursos humanos em tecnologia. “Precisamos fomentar mais projetos para agregar valor, atrair empresas, modernizar as já existentes e torná-las mais competitivas”, acentuou. Ele falou sobre os programas desenvolvidos na Secretaria para que Minas Gerais se torne referência na produção de conhecimento científico e tecnológico: “Investimentos em inovação trazem aumento de produtividade, economia de recursos e melhoria dos serviços aos cidadãos”, concluiu.

Por sua vez, o responsável pelo Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento da Funed (NIPAC) e coordenador do grupo NITs Minas, Bruno Castro, fez a apresentação do projeto de Gestão Integrada dos NITs estaduais. Segundo Bruno, um dos objetivos do grupo é, por meio da pesquisa e inovação, melhorar e oferecer novos produtos, processos e serviços para a população mineira. “A ideia é que os investimentos em inovação se tornem uma política contínua no estado, viabilizando parcerias entre os setores público e privado, gerando receitas e desenvolvimento para Minas Gerais. Nesse sentido, a atuação em grupo auxilia a desburocratização de processos, otimização de recursos e economicidade com os recursos públicos”, considerou.

O grupo NITs Minas, criado em 2019, agrega sete instituições estaduais – Hemominas, Fhemig, Funed, Feam, Epamig, UEMG e Unimontes. Desde então, os responsáveis dos núcleos trabalharam para a construção da proposta de gestão integrada, cuja aprovação foi publicada pela FAPEMIG em outubro de 2021. 

Hemotur: participantes da reunão do NITs conhecem um pouco mais o HBH - Fotos: Adair Gomez
Hemotur: participantes da reunião do NITs conhecem um pouco mais do HBH - Fotos: Adair Gomez

Após a reunião, os participantes puderam conhecer um pouco mais do Hemocentro de Belo Horizonte por meio do hemotour, acompanhados pela coordenadora da unidade, dra. Priscila Rodrigues.

De acordo com a coordenadora do NIT Hemominas, Maria Clara Malta, “o feedback positivo do subsecretário foi muito estimulante para seguirmos com o projeto”.

O encontro teve a presença da diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia da SEDE/MG, Gláucia Anete Ferreira da Silva; da coordenadora do NIT da Fundação Hemominas, Maria Clara Fernandes da Silva Malta; do responsável pelo NIPAC Funed e coordenador do grupo NITs Minas, Bruno Castro; do representante do NIT Fhemig, Flávio Diniz Capanema; da coordenadora-geral do NIT UEMG, professora Daniela Rocco; da coordenadora do NIT Unimontes e coordenadora do Projeto de Gestão integrada dos NITs estaduais, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza; do secretário executivo do NIT Feam, Éder Coura; do assessor de Inovação da Epamig, Heber Pereira Neves, da Coordenadora do NIT Epamig, Cristiane Viana Guimarães Ladeira e da gestora operacional do projeto de gestão integrada dos NITs, financiado pela Fapemig, Paloma Vidal.

 

 

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica - TEC