O Serviço de Enfermagem Ambulatorial do Hemocentro de Belo Horizonte (AMB-ENF do HBH) atende os usuários cadastrados nos programas de hemoglobinopatias e coagulopatias e aqueles encaminhados por serviços externos, após avaliação por médico hemoterapeuta do ambulatório do HBH. A equipe atua nas transfusões ambulatoriais de hemocomponentes e hemoderivados e faz sangrias terapêuticas em pacientes cuja condição clínica permita a realização desses procedimentos em ambulatório.

Além dos procedimentos transfusionais, o AMB-ENF orienta os pacientes portadores de hemoglobinopatias sobre o autocuidado. Os portadores de coagulopatias igualmente são orientados quanto ao autocuidado e recebem treinamento para autoinfusão de concentrado de fatores de coagulação.

Também nas demais Unidades Regionais, os serviços de Enfermagem envolvem a coleta de sangue dos doadores e a assistência ambulatorial aos pacientes portadores de coagulopatias  hereditárias (hemofilia) e hemoglobinopatias (doença falciforme).

No atendimento aos doadores de sangue, os profissionais atuam na Triagem Hematológica, na Coleta do Sangue Total e Coleta por Aférese (essa última, disponível nas unidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Passos).

No atendimento ambulatorial, o Serviço de Enfermagem executa procedimentos como: administração da transfusão de concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, além de outros cuidados com os pacientes (monitoramento transfusional, administração de medicamentos e dos concentrados liofilizados de fatores de coagulação).

A interação da enfermagem com a equipe multidisciplinar prevê o cumprimento do protocolo sobre o Programa de Dose Domiciliar para os pacientes portadores de hemofilia, a partir dos três anos de idade.

Após a avaliação da equipe multiprofissional (hematologista, assistente social e psicologia) pacientes e familiares recebem treinamento para a administração domiciliar de medicamentos.